Biblioteca

Quando fui pesquisar uns livros pra um trabalho da faculdade na biblioteca enorme que fica aqui perto de casa, a recepcionista me disse que eu precisava fazer uma carteirinha pra entrar no prédio. “Pronto… Começou a italianagem…” – pensei. Mas para o meu espanto, a carteirinha ficou pronta em menos de 10 minutos. “Uau! Alguma coisa nesse país funciona!”

Realmente, à primeira vista, a Biblioteca Nazionale Centrale de Roma me pareceu um lugar bem organizado e eficiente. Muito espaço, pesquisa de catálogo nos computadores, escravaninhas pra estudo com luz e tomada para portátil.

Depois de um agradável dia de pesquisas, achei uns bons livros pro meu argumento e… resolvi tentar emprestá-los.

– Você tem que fazer um requerimento pelo computador antes de pegá-los. É só preencher um formulário na sua conta e passar sua carteirinha no leitor ao lado dos computadores de pesquisa.
– Ok, já volto então…
– Mas esses livros que você pegou aí não podem ser emprestados. São só para leitura. Aliás, você deveria ter feito um requerimento de leitura para poder portar eles assim pela biblioteca.
– Desculpe, é a primeira vez que eu uso a biblioteca. Como eu sei quais são os livros que eu posso emprestar?
– Você faz um pesquisa pelo título da obra no computador, se tiver duas cópias, uma delas você pode emprestar.
– Ok, vou achar outro livro e fazer o requerimento então.
– Ah, mas já passou das cinco horas. Você só pode pegar um livro emprestado até as cinco horas.
– Só amanhã então?
– Sim. Só amanhã. Ah, e mais uma coisa: se o livro for datado de até cinco anos antes do atual ano, você também não pode pegar emprestado.
– Estranho… tem mais alguma coisa que eu deveria saber?
– Sim. Se o livro que você quiser for datado de antes de 1990, você não pode pegar emprestado também. E se quiser apenas consultar esse livro antigo, você tem que fazer um requerimento de leitura especial pelo computador indicando um assento da biblioteca. Alguém te entregará o livro dentro de meia hora.
– Mas… pra que tudo isso?
– É como funciona aqui. Leia as regras que te entregaram quando você fez sua carteirinha pra tirar suas dúvidas. Se quiser eu tenho mais cópias das regras aqui comigo.
– Não, obrigado… Mas então quer dizer que se eu quiser um livro emprestado, ele tem que ser datado de entre 1990 e 2003, e ter mais que uma cópia no acervo?
– Exato.
– Não vão me sobrar muitas alternativas de bibliografia então… Será que eu posso, pelo menos, fazer fotocópia dos livros que eu não posso pegar emprestado?
– Sim. Ali naquela cabine.
– Uf… obrigado.
– Mas para fazer fotocópias você deve fazer um requerimento de fotocópias, indicando as páginas que quer copiar e o motivo. Mas a cabine de fotocópia fecha às cinco também, querido. Próximo, por favor.

Anúncios

Tags: ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: