POP Italiano – Jovanotti

Quando eu estava estudando italiano no Brasil, pra treinar um pouco a língua, baixei uma série de músicas da única cantora italiana que conhecia: Laura Pausini. Acabei decorando todas aquelas músicas estilinho “SandyJúnior” nas melosas versões originais. Chegando em Roma, me disseram que isso é música de exportação e que aqui as pessoas não amam Laura Pausini como os caras que escolhem as ‘trilhas internacionais’ das novelas da Globo.

E juntando meu conhecimento prévio (Laura Pausini) com as músicas que andei ouvindo nas rádios daqui, tenho a impressão de que toda música italiana fala de amores platônicos e melosos, ou de sofrimentos eternos…

Mas a partir de agora, me proponho a conhecer mais a música italiana e tentar mudar essa idéia. É a saga pra desmistificar a teoria dos ‘melodramas cornudos’.

Primeira tentativa: Il Barbone di San Giovanni

‘1º de maio da Piazza San Giovanni’, um show ao ar livre que é já tradição em Roma. Me lembro quando um barbudo entrou no palco, cantou “um monte de coisa de amor meio que misturado com rap” com uma voz meio rouca, e todo mundo cantou junto, delirando. Esse é o “Jovanotti”, um cantor bem respeitado aqui, principalmente porque tem uma carreira de vem desde o fim dos anos 80, mas nunca sai das paradas italianas.

Esse é o clipe de um grande hit, “Penso Positivo”, de 1993, época em que ele começou a incluir temas mais políticos e filosóficos (naquelas, claro) em suas letras e dar uma de Bono Vox (ajudando instituições, fazendo declarações pacifistas, se declarando vegetariano, etc…)

>> Duas coisas pra comentar sobre esse clipe. Um: até fazendo Rap, eles continuam fazendo música romântica. Dois: sonoramente não é a língua mais linda pra se cantar um Rap?

Na real, o esquema do Jovanotti é dar uma de Madonna – explorar novos caminhos em cada trabalho, pra “ir renovando”. Mas não adianta falar, da mesma forma que ele tem sempre um pezinho no Rap, ele sempre tem o outro pezinho no ‘melodrama cornudo’. Prova maior é essa música que ele fez pra sua filhinha, “A te”:

Bom gente, vou continuar procurando e postando meus achados interessantes.

E até agora, a teoria das músicas melosas tá dando certo…

Anúncios

Tags: ,

Uma resposta to “POP Italiano – Jovanotti”

  1. “Trilha Sonora da Itália 2008″ « Sabedoria Urbana Says:

    […] deles eu já falei, o Jovanotti. E na mesma linha dele, tem o Zucchero, um cantor que está sempre fazendo parcerias […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: