“Trilha Sonora da Itália 2008”

Enfim tenho meus cantores e bandas favoritas no país! Nada de Laura Pausini, Eros Ramazzotti ou o fenômeno POP italiano Vasco Rossi. Esses aqui eu fui colhendo aqui e alí e consegui (em partes) deixar de lado o esteriótipo de que música italiana é sempre uma melação-para-cornos.

.

Um deles eu já falei, o Jovanotti. E na mesma linha dele, tem o Zucchero, um cantor que está sempre fazendo parcerias com outros cantores italianos e internacionais, regravando sucessos mais antigos e misturando tudo, numa pegada sempre tranquila, pop, um pouco Blues, cheia de participações especiais pra vender mais e esse esqueminha “Sandy-Jr.” manjado…

(nota: isso pra mim é playback! Que feio hein…)

.

Tem também umas bandas muito boas de rock. A mais antiga das bandas que conheci aqui foi o Litfiba, banda dos anos 80 com som meio wave. O cantor, Piero Pelú, continua cantando até hoje. Me parece que as pessoas gostam bastante dele aqui. Eu acho ele estranho e feio cantando. Mas enfim, a época de ouro do Litfiba já passou.

.

Uma outra banda que me agradou bastante pelo rock mais tranquilo foi o Marlene Kuntz, que estourou no início dos anos 90, mas posso dizer que é praticamente um Los Hermanos italiano.

(Nota: toda banda por aqui tem pelo menos 10 anos de carreira. Aqui eles valorizam mais o percurso do artista que o seu trabalho atual, pelo que me parece… Não tem nada a ver com a Inglaterra, que está sempre dando espaço e lançando bandas novas. Seria uma questão de influência e uso da internet em cada país? Eu acho que sim…)

.

E foi em um show da Nike 10k que eu conheci uma banda que me marcou muito pelo som diferente de tudo aquilo que eu costumava ouvir aqui, bem ousado pra uma banda italiana. O Subsonica faz aquilo de misturar rock e música eletrônica, às vezes caindo numa coisa que nos soa meio estranho, mas na maioria com um resultado bem gostoso (tipo essa aqui do comecinho da carreira da banda, há mais de 10 anos atrás…).

.

A banda mais recente e uma das melhores que conhecí foi a Negramaro, que surgiu e ganahou notoriedade através de concursos e festivais – e não parou de ganhar prêmios desde o ano de seu primeiro disco, 2003. Os caras são do sul italiano, e pra muitos é, hoje, a melhor banda de rock italiano. Os caras são bons mesmo.

.

Aqui na Itália eles valorizam muito também os cantores que compõem suas canções, os “cantautores”, como o Jovanotti e o Luciano Ligabue. Ele é um daqueles que não se limita só às canções belíssimas, mas também é escritor, diretor e pitaqueiro político nas horas vagas. Seu trabalho e envolvimento com a Itália vai além das musiquinhas românticas na voz rouca, e é por isso que coloco o cara no meu TOP musical não só italiano, mas geral. Enfim, tiro o chapéu pra ele. O cara é foda.

(nota: esse é o último post que escrevo sobre a Itália ainda na Itália! Carrego assim que possível no blog, mas daqui alguns dias começo minha viagem pela europa e depois… de volta ao Brasil! Então vou me despedir deixando uma música que ouvi muito aqui no início do ano nas rádios e me lembra meus primeiros momentos no país. Tem uma letra bem forte e crítica em relação ao país, e é toda sentimental, pra acompanhar esse momento de pré-despedida… Aiai, que dor no coração! Europa, aí vou eu!)

(Uma que tocava em balada de rock e a galera pirava de tanto dançar, mas de um cantor desimportante: Viene a ballare a Puglia)

Tags:

Uma resposta to ““Trilha Sonora da Itália 2008””

  1. Juliane Says:

    Morei 1 ano em Milão e me apaixonei pela música italiana, e concordo com você, infelizmente o Brasil não tem noção de quanta música boa existe na itális fora Eros, Laura… adoro Negramaro e acho Subsonica expetácular… adorei o seu blog 😉

    abraço

Deixe um comentário

